sábado, 9 de julho de 2011

Problemas x Educação

Por diversos momentos estive pensando na diversidade de problemas que existem em nossa cidade, e de fato, quem diz que estes só serão resolvidos ao médio e longo prazos, não está enganado. Porém, alguém precisa dar o pontapé inicial para suprir essas demandas.

As disparidades são tantas que muitas vezes nos perguntamos por onde começar, afinal não vivemos mais em uma cidadezinha calma e pacata de interior, Limeira cresceu, evoluiu, e junto a esta evolução aumentaram também os problemas. Pois bem, então porque não começamos perguntando para os mais interessados, a população?
Medidas como um fórum popular seria uma alternativa viável para quem pretende algum cargo eletivo, seja ele no legislativo ou no executivo, as discussões acerca das necessidades mais urgentes da população a qual se pretende atingir é determinante para um bom programa de governo.

A partir dessas discussões, aí sim seriam traçados os pontos de partida, visto que, para cada nicho há uma necessidade diferente, e suas resoluções precisam vir de maneira que possa atingir a todos, cada qual em seu anseio.

Não é fácil a construção de novas idéias, essas ainda tornam-se mais complexas quando vindas para atender uma população esperançosa, pois a cada governo que se finda surgem novas esperanças de que o próximo será diferente, e que com ele também venha a tão sonhada igualdade entre os cidadãos de uma mesma cidade.

Questões como saúde, educação, segurança, meio ambiente, entre outras, devem ser debatidas à exaustão dentro de qualquer governo, contudo, medidas paliativas não condizem com o futuro. A estrutura precisa ser modificada para que os problemas sejam menores, de modo que a cada geração as preocupações sejam diluídas.

A situação precisa ser revista o quanto antes, e a chave mestra para isso se chama educação, o saber adquirido através do aprendizado escolar é fundamental para as conquistas futuras. Ao nos depararmos com uma sociedade que tenha o conceito de educação como primordial estaremos dando o maior passo rumo à uma sociedade mais justa, tendo em vista que, grande parte de problemas com saúde pública, meio ambiente, e até mesmo segurança não seriam feridas tão abertas em meio à população.

O fator educação não resolve todas as questões, mas traz subsídios para que elas sejam mais bem esclarecidas, uma vez que um cidadão com mais conhecimento torna-se também mais atuante, gerando um ciclo virtuoso em favor de um povo que clama por mudanças.

2 comentários:

  1. Excelente texto, claro, objetivo e que expõe mais uma vez a pertinência de investir em educação, corroborando com a tese de que será necessário uma Lei obrigando o investimento de 10% do orçamento federal, no mínimo! Pois sabemos da urgência, mas ninguém implanta, logo, deve vir "goela abaixo"!

    ResponderExcluir
  2. Todas as vezes que falamos em educação duas pautas devem vir a tona, o salários dos educadores e formação dos mesmos, vejo assim como vc que o futuro só tem uma estrada viável a educação, mas para trilharmos este caminho temos que prove-lo de capacidade e valor! Hoje um servente de pedreiro ganha mais que uma professora, os alunos não vêem em seus professores mestres, e em muitos casos este descaso vem de casa! Estamos criando uma geração de alienados a realidade que bebe e se droga e quando não são religiosamente afastados da vida publica. Os poucos que se dedicam a um futuro acadêmico sofrem por todo percurso com chacotas e descaso gerando um inconsciente de medo e ódio pelo sistema.
    Já estamos com problemas para captar professores que queiram trabalhar nos serviço publico, alem do fato que os bons acabam migrando para iniciativa privada, privilegiando cada vez mais as classe mais abastadas em detrimento dos mais pobres!
    Educação tem que vir da base, com bons salários e planos dignos de carreira! Ai sim a estrada que leva ao tão sonhado futuro começará a ser construída, enquanto isso não ocorrer será apenas um sonho que esta virando um devaneio e em breve, se nada for feito, será a lembrança de um pesadelo por não ter sido realizado!
    A grande onda jovem deve ser pela educação! Todo o resto vem com ela! Não se tem um só profissional que não teve um professor!

    ResponderExcluir