O Onda Jovem nasce com a intenção de ser um movimento feito por jovens com espírito político e de transformação!
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
A Arte do me engana que eu gosto!
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Marcha dos Moleques
Marcha dos Moleques
Concentração: Pq. da Cidade – Vão do Museu da Jóia (26/08 – 18h)
Encerramento: Pça. da Gruta
Marcha dos Moleques – Limeira – www.facebook.com/groups/162306917180709
Thiago – 9789-2345
Kleiton – 9248-6648
domingo, 21 de agosto de 2011
A "DROGA" DA FESTA
Ainda com base num substitutivo do Projeto de Lei da vereadora Nilce Segalla, que cria regras para a realização de festas eletrônicas na cidade de Limeira,busco algumas respostas pertinentes não só a este tema,mas também às demais problemáticas relacionadas pela autora do projeto acerca do mesmo.
Fique claro que é válida a preocupação da vereadora com o bem estar da população, porém é necessária a luta pela igualdade de direitos entre os cidadãos, uma vez que criar parâmetros restritos a um setor gera a divisão da sociedade.
É certo e não há que se questionar, que o problema das drogas é um fato concreto na sociedade brasileira.O poder que determinadas substâncias tomaram sobre os indivíduos chega a ser assustador. Na era da informação ainda há os que se deixam levar pelos segundos de prazer que podem custar uma vida.
Contudo, vejo esta como uma problemática que abrange camadas sociais, étnicas e religiosas das mais distintas.Restringir a um segmento é, na minha opinião, o mesmo que classificar tais pessoas como causa do problema.
Vamos ao ponto chave, as drogas, sejam elas lícitas como bebidas alcoólicas e cigarros, ou ilícitas como o crack, todas trazem seu grau de malefícios a saúde.Estas drogas por sua vez, são encontradas em diversos ambientes, basta olharmos ao nosso redor.
É triste saber que estamos à mercê de substâncias mais fortes que a consciência humana. Porém se faz mais que necessário nos ater a essa questão e a causa dela. Medidas paliativas de combate e tratamento são fundamentais num primeiro momento. No entanto tais atos vão além da proibição de eventos, não se pode coibir um problema tão intenso com determinações e regras que inviabilizam a realização dos mesmos.
Se a preocupação mor da vereadora está na circulação dos entorpecentes, caberia então uma vasta averiguação em todos os setores de eventos da cidade, tendo em vista que esta é uma questão de bom senso e respeito pela diversidade de gostos.
A preocupação com o bem estar e segurança das famílias deve ser ampliada e estendida à esfera municipal passando pelos setores cabíveis. Uma vez que, a problemática das drogas é muito mais uma questão de consciência e educação, do que apenas um gosto musical.
sábado, 20 de agosto de 2011
Caminhando e cantando...(...)
E as Raves??
Na última segunda, 15 de agosto, veio a pauta da Câmara Municipal de Limeira, um substitutivo do Projeto de Lei da Vereadora Nilce Segalla que proibia Festas Raves na cidade, desta vez o projeto chegou a casa com algumas modificações e regras para que estas festas agora destacadas como Eletrônicas pudessem acontecer.Porém um grupo de lideranças jovens da cidade estiveram reunidos com a vereadora e sugeriram algumas alterações na lei, o projeto voltará a casa em duas semanas para a votação.
Nas redondezas do Shopping Pátio
Seguem as reclamações de algumas pessoas sobre o grande fluxo de adolescentes nas imediações do Shopping Pátio Limeira, o aspecto vandalismo é o principal problema relatado.Mas me vem a pergunta, por que estas pessoas estão ali, será essa a opção de lazer que eles encontram?
O jogo da vida política
Para quem acompanha as articulações para o próximo pleito percebe que Limeira está carente de novas lideranças. O cenário está aberto e os nomes se movimentam como peças de um jogo de xadrez, todos a espera de um “xeque mate” da população.Se nenhum nome despontar, saíra vitorioso aquele que for menos rejeitado, pois o mais amado está difícil de aparecer.
1ª Conferência
Estão a todo vapor os preparativos para a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas Para a Juventude de Limeira, que acontece nos dias 27 e 28 deste mês de agosto, a presidente do Conselho de Juventude Fernanda Moreira, conduzirá o evento, que contará com a presença de movimentos ligados a juventude da cidade.
Boa da semana
Pra finalizar gostaria de repetir algumas palavras do amigo Pablo Biazotto em seu twitter, se referindo as molecagens de cada um: “Eu moleco, tu molecas, ele moleca, NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA, vós molecais e eles molecam”.
Que seja sempre viva a força da juventude em cada um de nós, juventude essa que vai além da capacidade de correr sem tropeços,pois um dia o vigor físico será detido pelo tempo,e permanecerá somente a chama da mudança que independe de nossa idade.
...(...) Somos todos irmãos,braços dados ou não,(...)...
Vivian Smanioto
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Coisa de Moleque
sábado, 6 de agosto de 2011
O Nosso Plano é o Brasil Maior. Será?
O Plano Brasil Maior anunciado dia 02 de agosto, é uma nova política industrial para velhos setores da indústria brasileira, calçados, confecções, móveis serão beneficiados com as desonerações de suas folhas de pagamentos. O setor de tecnologia, os softwares também serão agraciados, todavia com uma alíquota diferente. O setor de tecnologia pagará 2,5% da contribuição sobre o faturamento, enquanto os outros pagarão 1,5%. Isso é um erro, deve-se desonerar mais o setor de tecnologia.
Percebe-se no plano, que ele é tímido e tardio. Todavia é bem vindo, por todos, pois o processo de desindustrialização é célere e visível em qualquer comércio no país. Basta olharmos onde o produto foi fabricado ou na etiqueta do mesmo que ficará evidente sua origem: Made in China.
Claro, acredito que é mais sensacionalismo mediático do que parâmetro, não tem como competir com o governo chinês. A China com seu colossal mercado interno, mais de um bilhão de pessoas e seu capitalismo de Estado, que como já sabemos, respeita muito pouco as instituições de comércio internacional. Logo a China será a maior economia do mundo e pronto, deveríamos aceitar isso e em vez de lutar contra ela, buscar modernizar o nosso diversificado parque industrial é uma boa forma de manter aquecida nossa economia.
O que poderíamos fazer, como política de Estado, é sermos mais ousados em nossa macroeconomia. Cortar os juros da taxa Selic. Liberar muitas das obras de infraestrutura para o setor privado em si, deixando de lado as parcerias entre o governo federal e empresas privadas, que além de burocrático é cheio de falhas, onerando o setor público. Investir na longa rede educacional, algo que infelizmente ocorre de forma “homeopática”, em gota a gota, com muita corrupção e com projetos caros e que não são exequíveis. Ter uma política de governo voltada para os cursos de exatas e de tecnologia será fundamental para nosso país se tornar um competidor econômico mundial.
Porém, o governo da presidenta Dilma Rousseff tem avançado e o Plano não é o fim de uma política industrial, mas como ela mesma disse: “é apenas o início”. E mais, o Plano será acompanhado por um triunvirato de instituições: o governo, os representantes dos empresários e dos sindicatos dos trabalhadores.
Como um simples mortal pagador de impostos, só me resta “ver para crer”. Como diria René Descates "É de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez"
Cientista Político e professor de História.
Blog: http://realpoliticabrasileira.blogspot.com/
Siga-me no twitter: @isra_na_polis
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
É só uma questão de opinião
Eternamente Jovem
Se você tem 8,18 ou 80 anos,sinta-se convidado a fazer parte no nosso movimento jovem. O Onda jovem além de ter a intenção de agregar cada vez mais jovens nas discussões políticas de nossa cidade,tem também a preocupação em abraçar as novas idéias, e para tanto não é necessário a apresentação do RG com informe de sua idade.
Deste modo, você que se sente capaz de mudar e se renovar, não se limite ao tempo,faça a diferença e faça sua hora!
Quanto vale um cidadão?
Será que a valorização do ser humano tem tempo pré-determinado? Não deveria não é mesmo?
Pois bem, estamos num período pré-eleitoral e me parece que nunca o ser humano foi tão valorizado e colocado em primeiro plano,coincidência ou não,nesses períodos todos os que se julgam capazes de enfrentar um pleito eleitoral batem no peito e proferem belas palavras a favor do cidadão,em especial daqueles menos favorecidos.
Pelas ruas da cidade
Quem anda pelos bairros da cidade percebe que ainda há muito a ser feito pela nossa Limeira,e mais do que bonitas palavras de nossos governantes, precisamos também de novas lideranças,àquelas capazes de enxergar o que os que já passaram pela cadeira mor do município não viram. Será muito difícil?
Grande administrador ou grande Orador
Qual o perfil ideal para o nosso futuro Prefeito?
Teria que ser ele um grande orador, sábio com as palavras? Ou quem sabe um grande administrador? Ou ainda quem sabe uma junção disso, afinal o candidato que se disponha a enfrentar essa batalha necessita de um ótimo poder de retórica para conquistar seu eleitorado. E uma vez eleito,precisa ser um brilhante administrador para não cair no descrédito da população.
E por fim.....
O cenário está aberto, e quem decide é a população, muitos nomes surgirão, muitos passarão.Vale lembrar que independente do nome, o mais importante nesse momento é se pautar pelas propostas de cada um, não se deixando levar por promessas obsoletas ou até mesmo utópicas.
Vivemos num mundo real,com direito a dúzia e mais dúzias de problemas e não será o prefeito capaz de resolver tudo,porém ele tem a obrigação de conhecer essas “patologias” e buscar as melhores alternativas para resultados eficazes.
Vivian Smanioto